Fim de semana, o "sabadão" à noite chegando, mas na hora de sair o dilema: que roupa usar? Experimenta uma, duas, três, quatro, o guarda-roupa inteiro e no fim, sai com a primeira que vestiu e ainda insatisfeita!
Eu Jão, te pergunto: já parou para pensar como era o closet de D. Maria I, Carlota Joaquina e D. Leopoldina? "Ulalá"...
Nessa exposição, você poderá conhecer um pouco mais da moda das mulheres da realeza portuguesa e do mundo colonial, representada pelas mulheres brancas e escravas da realidade brasileira.
Mulheres Reais - Modas e Modos no Rio de Dom João VI, foi criada pela figurinista Emília Duncan e pela escritora Cláudia Fares. Uma vasta pesquisa histórica e iconográfica permitiu a construção de um acervo de 42 figurinos que suprem as lacunas de trajes que já não existem mais. Seis trajes e 12 acessórios vindos do Museu do Traje e da Moda, de Lisboa, e 15 joias de escravas pertencentes ao acervo do Museu Carlos Costa Pinto, de Salvador, integram o conteúdo museológico e representativo da exposição, ressaltando a nobreza e a dignidade de negras e brancas de dois séculos atrás, compondo, juntamente com os figurinos e recriações, um quadro que permite descobrir as mulheres reais através de lentes que transcendem o estereótipo e a anedota, e captam a riqueza das mulheres da época.

A exposição vai até 23 de novembro.
Local: Galeria Alberto da Veiga Guignard - Palácio das Artes.
Telefone: (31) 3237-7399
Entrada gratuita
0 comentários:
Postar um comentário